Queimaduras de sol? Saiba o que fazer!

Texto por Débora Ildefonso

Nesses dias mais quentes que estão chegando, tudo que queremos é ficar o dia todo na praia, deitar no sol e sair de lá com um bronzeado. Mas, nem tudo são flores e muitas vezes a realidade supera as expectativas e acabamos vermelhos, com ardência no corpo e muito sofrimento. Isso é resultado de queimaduras na pele que podem ser muito perigosas e devem ser evitadas o máximo possível com uso de protetor solar e evitando os horários de sol mais forte.

Mas caso você tenha se descuidado e esteja sofrendo com as queimaduras, é importante saber como cuidar e seguir as recomendações médicas para isso. As queimaduras de sol nesses casos, geralmente são de 1º ou 2º grau, por isso, ao começar a sentir a pele arder, saia imediatamente do contato com o sol e tente se refrescar em água gelada, de preferência água doce.

Nunca estoure bolhas ou tire a pele morta e caso tenha febre ou calafrios, procure um médico imediatamente, pois são sintomas de insolação. Para aliviar a ardência, é recomendado também fazer compressas de água fria e hidratar muito bem a pele, pois quando a pele começar a expulsar as células mortas, é importante que as novas estejam hidratadas para que sua pele fique saudável.

É importante lembrar que as queimaduras de sol são muito prejudiciais e podem facilitar o surgimento de um câncer de pele, por isso é muito importante utilizar o protetor solar com o melhor fator para sua pele, se hidratar muito bem e evitar o contato excessivo com o sol. Procure um profissional em dermatologia para descobrir qual a melhor forma de cuidar da sua pele após sofrer queimaduras de sol ou para receber aconselhamento e evitar esse problema.

Agende sua consulta e venha conversar com a Dra. Ana Paula Urzedo. Assim, você pode aproveitar o seu verão com mais tranquilidade e saúde.