Mudança do clima afeta a pele?

As mudanças climáticas podem afetar a saúde da pele de diversas formas, sendo que, esses efeitos podem ser sentidos diretamente na sensibilidade da pele, hidratação e a capacidade de renovação.

Quando as alterações climáticas acontecem bruscamente, o pH da pele é desequilibrado, deixando a pele mais sensível a reações, como a vermelhidão e a acne. Com o enfraquecimento da barreira de proteção, a pele se torna mais exposta à poluição e a outros agentes, como o estresse. Além disso, o ressecamento e a oleosidade, são duas das principais consequências, que a mudança no clima traz para a pele.

O ressecamento da pele pode acontecer tanto, nos meses mais frios, quanto nos meses mais quentes. No inverno, a umidade do ar diminui, o que contribui para a sensação de ressecamento da pele, junto a hábitos que fazem a pele ficar mais seca, como banhos quentes. Outros sintomas, que podem surgir junto ao ressecamento são coceiras e irritações.

Já no verão, a pele pode ficar ressecada como consequência da exposição solar sem a devida proteção, chegando ao ponto de descamar, sendo que, também é comum o aumento da oleosidade, já que a exposição desprotegida do sol diminui a concentração de água na pele, fazendo com que produza óleo em excesso para manter- se hidratada.

Ficou com alguma dúvida? Agende uma consulta!

Nossa clínica dermatológica fica no coração de Higienópolis, Zona oeste. Atendemos procedimentos de dermatologia clínicaDermatologia Cirúrgica, e tratamentos estéticos.