Lobuloplastia

Por Vittória Cataldo

Personagens e situações fictícias

Me chamo Yasmin e tenho vinte e sete anos de idade. Vim até o blog da Ana Paula Dermatologista para contar um pouquinho da minha experiência com a estética. Existem vários tipos de cirurgias plásticas e o segmento da estética está sendo cada dia mais procurado pelas mulheres para mudar o visual. Cada vez mostrando que as mulheres são as únicas que cuidam do próprio corpo e que tomam decisões sobre eles.

Mas gostaria de ser um pouco específica. E a Lobuloplastia, vocês já ouviram falar? Parece um nome estranho, não é mesmo? Muitas pessoas sentem incomodo com a própria orelha. Seja no tamanho, no furo alargado, uma consequência dos alargadores, ou até mesmo orelhas rasgadas, devido algum acidente com o brinco. E por isso mesmo existe a Lobuloplastia.

Lobuloplastia é a cirurgia plástica para corrigir problemas com a orelha. Quem aqui consegue sair de casa sem brinco? E quando isso acontece você sente como se faltasse algo? É até compreensível essa sensação, pois o acessório complementa ainda mais o visual, com suas cores e tamanhos diversificados. Porém, alguns modelos são verdadeiros vilões para a estética da orelha.

E é aí que entra a minha história. Não muito distante desse tempo, eu tinha o vício de usar brincos mega grandes e pesados. Pela estética. Mas ao mesmo tempo que isso me deixava linda, acabava com a minha orelha. E aos poucos ela foi rasgando. E não bastava ser uma, mas sim as duas.

Conversando com minha dermatologista sobre o assunto, descobri que o lóbulo da orelha, que fica localizado na região inferior, é uma área muito sensível, formada apenas por pele e gordura. Sem a presença de músculo e cartilagem, ou seja, não há nenhuma sustentação.

Não dá pra dizer, precisamente, qual o peso que essa região aguentaria. Porém, você pode ficar atenta aos sinais da orelha rasgando. Por exemplo, se o brinco for pesado demais você vai sentir uma tensão repuxando a pele pra baixo, que foi o que aconteceu comigo. Tenho colegas que passaram pela mesma situação, porém com o alargadores.

A solução definitiva para reconstruir o lóbulo é costurar orelha furada. O objetivo do procedimento é corrigir os furos alargados ou os lóbulos que foram completamente rasgados. Deixando no lugar do rasgo uma cicatriz discreta, para que você possa usar brincos novamente. Contudo, não é recomendável fazer o furo novo na mesma região operada. Já que a pele estará mais fina e sensível.

A anestesia utilizada na Lobuloplastia, geralmente, é a local sem necessidade de sedação. A operação de orelha é bem simples e rápida, dura cerca de 30 minutos. A reconstrução do lóbulo da orelha é feita por meio de uma costura. Primeiro, o médico retira uma parte da pele em volta do rasgo. Em seguida, ele vai costurar a orelha, juntando as duas partes.

Em alguns casos, o cirurgião plástico opta por uma cirurgia para diminuir a orelha, mais especificadamente o tamanho do lóbulo. Pois, a região pode ter ficado grande devido ao peso do acessório utilizado antes do rasgo.

Após a cirurgia de fechar a orelha, a região pode ficar um pouco dolorida e inchada. Em casos raros podem surgir algumas manchas roxas.

Devido à recuperação ser bem tranquila, o paciente pode voltar ao trabalho no dia seguinte, o que foi o meu caso também. E talvez seja necessário fazer um curativo no local dos pontos, porém o médico de orelha vai orientar corretamente.

Os pontos deverão ser retirados pelo seu cirurgião depois de 10 dias da intervenção. Inicialmente a cicatriz fica com a aparência avermelhada. Mas com o passar dos meses a cor se aproxima ao da sua pele. Fica quase imperceptível.

Então hoje eu tomo muito mais cuidado com os brincos que eu resolvo usar. E também tenho todos os cuidados necessários pós-cirúrgico com as minha orelhas.

Quer saber mais? Nossa clínica dermatológica fica no coração de Higienópolis, Zona oeste. Atendemos procedimentos de dermatologia clínicaDermatologia Cirúrgica, e tratamentos estéticos.