Hanseníase

Nas antigas civilizações, a doença era considerada uma punição. Os doentes eram obrigados a usar trajes especiais para o seu reconhecimento à distância e eram segregados da sociedade. Os relatos mais antigos sobre a hanseníase datam de 4266 a.C. no Egito, 500 a 2000 a.C. nos Livros Sagrados da Índia e 1100 a.C. na China. Essas atitudes bárbaras, associadas às deformidades e às mutilações que a doença provocava, geraram o preconceito e a discriminação que persiste até os dias de hoje

Ela é causada pelo Mycobacterium leprae, e a única fonte de infecção da doença é o homem, sendo a transmissão feita de maneira direta do paciente não tratado, que elimina os bacilos pelas vias aéreas superiores.

A doença é caracterizada por manchas brancas, com diminuição da sensibilidade e também pode ter o acometimento de nervos. A doença tem tratamento, e é gratuito. Mas muitas pessoas por vergonha ou desconhecimento não procuram auxílio médico.

Sendo assim, devemos prestar atenção a manchas que perderam a sensibilidade, um dos primeiros sintomas é não perceber no local da lesão sensação de frio ou calor. Frente a este sintoma é muito importante que a pessoa procure o dermatologista para que se tenha um diagnóstico correto e o tratamento mais adequado.

Entre em contato e agende sua consulta!

Nossa clínica dermatológica fica no coração de Higienópolis, Zona oeste. Atendemos procedimentos de dermatologia clínica, dermatologia cirúrgica, e tratamentos estéticos