Esfoliação na limpeza de pele

Quando falamos em limpeza de pele uma das primeiras coisas que vem na nossa cabeça é a esfoliação, já que ela é uma etapa fundamental na limpeza do maior órgão do corpo.

A esfoliação de pele tem como objetivo afinar a camada superficial da epiderme favorecendo a remoção da sujeita mais profunda, além de promover a renovação celular e a epitelização, o que favorece a permeação dos princípios ativos.

EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE ESFOLIANTES, E HOJE VAMOS FALAR UM POUCO SOBRE ELES:

Peeling físico: é composto por microesferas abrasivas como, sementes ou grânulos sintéticos. Dentre os diversos tipos de peeling físico, usamos o peeling superficial na limpeza de pele, pois afinam ou removem o estrato córneo e não criam lesão abaixo do estrato granuloso.

Peeling químico: Composto por substâncias ácidas que promovem descamação da pele. Quanto maior a concentração de um ácido e menor o seu pH, mais rápida e profunda é sua permeabilidade.

Ácido Glicólico: O peeling por ácido glicólico é pouco irritante e pouco foto sensibilizante, ou seja, é caracterizado por não ter efeito tóxico a nível sistêmico. Entretanto, deve-se sempre observar a quantidade de concentração do ácido a ser usado, visando sempre o nível superficial.

Ácido Mandélico: A molécula do Ácido mandélico é maior que a do ácido glicólico e por esta razão, penetra lentamente no local de aplicação. Apresenta semelhança química com o ácido salicílico com sua ação antisséptica somada às atividades dos alfa-hidroxiácidos. Além de diminuir a espessura da camada córnea, trata a acne. Atua na inibição da síntese de melanina e na melanina já depositada na epiderme.

Ácido Salicílico: eficaz para a diminuição da produção de sebo da pele. Tem ação antimicrobiana, ação bacteriostática e fungicida e promove a diminuição do tamanho dos poros;

Ácido Azeláico: é um ácido graxo saturado de elevado peso molecular, utilizado no tratamento da hiperpigmentação. Age na mitocôndria da célula e tem pouco ou nenhum efeito em outras células da pele ou melanócitos normais. Indicado para melasma, cloasma, acne e hiperpigmentação.

Ácido Pirúvico: Em baixas concentrações, apresenta um efeito plastificante e hidratante do estrato córneo causados por suas propriedades umectantes. Ação queratolítico, antimicrobiana, sebo reguladora e estimula a produção de novas fibras de colágeno e elastina.

Quer saber mais? Nossa clínica dermatológica fica no coração de Higienópolis, Zona oeste. Atendemos procedimentos de dermatologia clínicaDermatologia Cirúrgica, e tratamentos estéticos.