Como diminuir a oleosidade do cabelo?

Texto por Débora Ildefonso

Pessoas com cabelos oleosos passam pela luta diária de manter os fios sedosos durante o dia, principalmente nas estações mais quentes. A maior dificuldade é com o aspecto pesado, sujo e com volume comprometido. Desde a lavagem até mudanças nos hábitos de rotina podem melhorar essa situação.Texto por Débora Ildefonso

Inicialmente é importante saber que a oleosidade não é algo ruim quando está em uma quantidade normal. Na verdade é um processo saudável resultado do sebo, óleo natural produzido na região do couro cabeludo, que protege o cabelo da poluição e da quebra. Mas assim como tudo em excesso, a oleosidade pode ser prejudicial quando em grande quantidade, sendo responsável por dermatites, caspas e queda de cabelo. Veja 3 dicas para te ajudar a manter o cabelo menos oleoso e mais saudável.

1 – MUDE SEUS HÁBITOS DE LAVAGEM

Você pode começar pela temperatura do banho, já que a água quente estimula a produção de sebo. Não descuide da rotina de lavagem também, pois ficar muito tempo sem higienizar os fios aumenta a produção do óleo, sendo assim, o ideal é lavar o cabelo em dias alternados.

Use shampoos específicos para o seu tipo de cabelo, isso definitivamente vai te ajudar a manter os fios saudáveis. A dica é procurar por shampoos que possuem Lauril Sulfato de Sódio, responsável pela diminuição da produção de óleo, mas seu uso deve ser controlado para não prejudicar a produção natural de sebo no couro cabeludo, deixando-o ressecado.

Não exagere no uso dos condicionadores. Se seu cabelo é curto e liso, você não terá dificuldade para desembaraçar sem o condicionador. Se é longo, tente evitar o contato do condicionador com a raiz, utilizando apenas no comprimento e pontas do cabelo. Em caso de fios descoloridos ou tingidos pode ser necessário o uso da máscara capilar. Nessa situação, use na raiz apenas na primeira vez e após isso, abaixo da orelha.

2 – EVITE MÉTODOS CASEIROS DE LIMPEZA

Muitas pessoas indicam o uso de álcool, vinagre ou limão para retirar a oleosidade dos cabelos, mas não é recomendado por especialistas em dermatologia. Esses produtos podem ser perigosos para os fios e também para pele, sendo responsável por ressecamento do cabelo, dermatite, alergias e irritações.

O que você pode fazer é optar pelo uso do shampoo a seco, um tipo de talco que ajuda a retirar o excesso de óleo da raiz. Mas ele só pode ser utilizado em situações de emergência, como por exemplo um compromisso de última hora que você precise disfarçar a oleosidade. O uso frequente dele não substitui a lavagem e não tira a sujeira dos fios.

3 – BUSQUE POR MÉTODOS DERMATOLÓGICOS

Atualmente existem diversos cosméticos e tratamentos com maior tempo de duração para a diminuição da oleosidade capilar. É importante procurar um dermatologista para que o seu tipo de cabelo seja estudado e a melhor solução seja apresentada. Um especialista consegue identificar a real causa da produção excessiva de óleo.

Agende sua consulta com a Dra Ana Paula Urzedo para identificar o motivo do seu cabelo oleoso e começar o tratamento adequado para o seu caso. Venha conhecer a melhor clínica dermatológica do Higienópolis.