Drenagem Linfática para grávidas: sabe como funciona! 

Texto por Débora Ildefonso

Muitas mulheres que costumam fazer a drenagem linfática ficam com receio em continuar o tratamento durante a gravidez, porém, com autorização prévia de um profissional obstetra, é possível continuar com o procedimento. A drenagem deve ser realizada por um especialista, afinal quando feita executada de maneira inadequada pode resultar em hematomas, dores intensas e até mesmo prejudicar a gravidez. Por isso, nossa recomendação é que caso você pretenda fazer, procure recomendações de profissionais de qualidade.

A drenagem linfática durante a gravidez ajuda a relaxar, alivia inchaços, reduz a retenção de líquidos, estimula a lactação, prepara as mamas para alimentação e diminui as dores musculares comuns durante a gestação. Recomenda-se que o procedimento só seja realizado a partir do terceiro mês de gravidez, sendo duas sessões semanais. Como falamos, tudo depende da opinião médica, por isso o período para início e a quantidade de sessões varia de acordo com cada mulher.

COMO FUNCIONA A DRENAGEM LINFÁTICA?

Por meio de um tipo de massagem, a drenagem linfática direciona os líquidos para os gânglios linfáticos. Assim, esse excesso é liberado com mais facilidade pelo corpo, geralmente pela urina. O feto não corre perigo quando o procedimento é feito corretamente, já que a drenagem ativa apenas os sistemas linfáticos e venoso. O profissional não mexe no bebê ou em áreas próximas a ele.

Durante a sessão, é comum que a grávida fique de barriga para cima ou de lado, dependendo da posição que se sente mais confortável e que traz melhores resultados para a paciente. O procedimento não é recomendado para grávidas com hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda ou qualquer doença relacionada ao sistema linfático.

A drenagem linfática no pós-parto funciona como uma auxiliar para o retorno da forma anterior, diminuindo a retenção de líquido, prevenindo celulite e estimulando o metabolismo. Em caso de cesárea, o tempo de espera para a volta ao tratamento pode ser maior, dependendo da situação. O repouso médio é de um mês, podendo ser menos ou mais, de acordo com a opinião médica.

É importante lembrar que a drenagem não é um procedimento de emagrecimento, por isso para a perda de peso após a gravidez, é importante procurar ajuda de um nutricionista. O método também deixa a pele com um aspecto mais saudável e auxilia na circulação sanguínea e no controle hormonal, por isso é recomendado para mulheres com problemas menstruais, TPM e menopausa.

O procedimento não é doloroso e na verdade, é como uma massagem relaxante com mais benefícios. Trata-se de pressões leves no corpo que direcionam os líquidos para as estruturas do sistema linfático. É um processo de desintoxicação corporal que deixará o fluxo de líquidos do seu corpo muito mais tranquilo.

Venha visitar nossa clínica dermatológica no Higienópolis para saber mais sobre o procedimento e como ele é realizado em mulheres grávidas. Agende sua consulta com a Dra. Ana Paula Urzedo para fazer uma avaliação profissional e cuidar da sua saúde e da sua pele com os melhores especialistas da área de dermatologia.